Escolha uma Página

Existe uma regulamentação do Ministério do Trabalho, a NR7, que coloca que: toda empresa pública ou privada deve estar equipada com materiais para fornecer os primeiros socorros e esses devem estar guardados em local adequado e serem utilizados por pessoa treinada e certificada como socorrista.

treinamento de primeiros socorros na empresa certifica o funcionário a prestar esse socorro inicial e imediato.

É fundamental ter treinamento para agir de acordo com as necessidades da atividade exercida, evitando problemas mais graves.

kit deve ser montado de acordo com as atividades prestadas pelas empresas e deve ficar dentro de uma maleta de fácil identificação.

As empresas que não atenderem às exigências da NR7 podem ser multadas em uma possível vistoria de segurança.

Kit simples de primeiros socorros:

As empresas que possuem baixa taxa de acidentes e que oferecem pouco risco de problemas graves aos funcionários devem manter bolsas térmicas, para a aplicação de compressas quentes e frias, ajudando no tratamento de lesões. Entre os itens básicos estão:

Algodão;
Ataduras;
Fita crepe;
Esparadrapo;
Fita adesiva para curativos;
Gaze;
Tesoura mayo com ponta redonda;
Antissépticos;
Pinça;
Luvas para procedimentos.

Kits de Primeiros Socorros avançados:

Conforme as atividades da empresa, itens específicos devem ser incrementados no kit de primeiros socorros. Dependendo da importância, equipamentos para imobilização devem ser inseridos, como talas e colar cervical. Em todos os casos os kits devem conter proteções para os socorristas, como máscaras e óculos, além de luvas.

O que não pode ter no kit?
O kit de primeiros socorros não deve conter medicamentos de nenhuma espécie, nem mesmo analgésicos. O Decreto 20.931/32 é bem especifico quanto a essa questão, criminalizando a ação de prescrever remédios de qualquer categoria sem ter a capacitação adequada para tal fundamento.

IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO: 
O kit de primeiros socorros deve estar ao acesso dos responsáveis pela ação, de maneira fácil e ágil. Mas, antes disso eles precisam receber um bom treinamento, capacitando-os para essa função tão importante em uma empresa. As ações prestadas logo após um acidente ajudam a determinar como será a recuperação do colaborador ou mesmo o salvamento de sua vida.